Torresmo do Rissol – Crocante, suculento e cheio de sabor tradicional!
- money money
- 28 de jun.
- 2 min de leitura

O Torresmo do Rissol é uma iguaria tradicional portuguesa, especialmente popular em zonas como o Alentejo e Beiras. Apesar do nome curioso, não tem nada a ver com os rissóis recheados: aqui trata-se de tiras ou pedaços de entrecosto ou barriga de porco, fritos até ficarem crocantes por fora e macios por dentro. São servidos como petisco com pão e vinho, ou como prato principal com arroz malandrinho ou batatas cozidas. Uma delícia rústica que conquista todos os apreciadores da boa comida portuguesa!
Ingredientes:
1 kg de entrecosto ou barriga de porco com alguma gordura
4 dentes de alho picados
2 folhas de louro
1 colher de sopa de colorau (pimentão doce)
1 colher de chá de cominhos (opcional)
Sal e pimenta q.b.
100 ml de vinho branco
Banha ou azeite para fritar
Preparação:
Cortar a carne:
Corta o entrecosto ou a barriga de porco em pedaços pequenos (tipo cubos grossos).
Temperar:
Numa taça, junta a carne com o alho picado, louro, colorau, cominhos (se usares), sal, pimenta e o vinho branco. Mistura bem e deixa marinar no frigorífico por pelo menos 2 horas (ou de um dia para o outro para intensificar o sabor).
Fritar:
Aquece uma frigideira larga com banha ou azeite. Frita os torresmos em lume médio, virando-os até ficarem bem dourados e crocantes por fora, e cozinhados por dentro. Retira e escorre em papel absorvente.
Servir:
Serve quente, como petisco com pão e azeitonas, ou como prato principal com arroz branco, migas ou batatas cozidas.
💡 Dica do Gato:
Se gostares de um sabor mais rústico, adiciona um pouco de vinho tinto à marinada. E para um toque moderno, serve os torresmos com molho picante ou maionese de alho!
Fonte e Direitos : Receita do Gato .
Comments